MESA é um retrato impressionista de um cansaço coletivo. Essa exaustão, auto e hetero infligida, conduz cinco personagens a um suicídio pela palavra, a um pacto de grupo que parece prometer algum tipo de alívio para com o ruído e o assoberbamento contemporâneos. À MESA, contexto por excelência da conversa, aceleram histórias e discussões porque alguém lhes terá prometido o acesso a um novo estado de consciência, de realidade ou de, simplesmente, acalmia.

sobre o espetáculo

MESA sobrepõe, de forma abstrata, o universo mental de cada uma das personagens num processo de desfragmentação e de deslaçamento da realidade. Este processo de separação em realidades paralelas projeta num espetáculo a incapacidade de chegar e compreender, em pleno, o outro. Esta falha, este vazio intransponível, é transversal à existência humana. Desde Lascaux que o Homem a tenta colmatar, torná-la menos visível e menos dolorosa. Barthes dedica-lhe a sua Aula. Wittgenstein entrega-lhe a vida e a obra. Freud faz dela um método de trabalho. Beckett transforma essa ausência em gigantescos circunlóquios, revelando-a por excesso, e de forma ainda mais crua. MESA opera sobre a complexidade e a arbitrariedade da linguagem, expondo essa ferramenta que nos fere, a pouco e pouco, mas que é a única que temos: a linguagem.

ficha técnica e artística

8ª criação

concepção e texto miguel ponte

criação e interpretação afonso viriato, joana campelo, rafael gomes, sílvio vieira, teresa vaz

apoio à criação helena caldeira

acompanhamento musical e composição pedro ribeiro

desenho de luz manuel abrantes

cenografia daniela cardante

figurinos isabel brissos

fotografia e colagens jorge albuquerque

apoio dramatúrgico antónio pedro marques

operação técnica janaina gonçalves

produção bestiário, diana almeida

apoios República Portuguesa - Cultura I DGARTES – Direção-Geral das Artes, Polo Cultural das Gaivotas

acolhimento Escola de Mulheres, CineTeatro Curvo Semedo

residência artística O Espaço do Tempo, DeVIR - CAPA, Palácio da Cultura Ildo Lobo — Praia, Cabo Verde

parceiros de comunicação Coffeepaste, Gerador

agradecimentos Casa Cheia, Devir CAPa, Dizplay Soundlab, hélder cardante, polo cultural das gaivotas, rua das gaivotas 6

Anterior
Anterior

homo sacer

Próximo
Próximo

lumina