PARLAMENTO
GRIMM

Os famosos Irmãos Grimm cansaram-se de recolher e reescrever tantas histórias com tantas personagens. Surgiu então a feliz ideia de submeter as várias figuras dos seus contos infantis a um concurso, de onde apenas uma poderá sair vencedora - condenando as restantes ao esquecimento total. Cabe à plateia o difícil papel de votar na personagem que tiver o melhor desempenho ao longo das três provas: bondade, astúcia e beleza. Até porque no fim, apenas uma personagem poderá ficar nas eternas histórias dos irmãos Grimm. Será que consegue escolher?

sobre o espetáculo

Parlamento Grimm é um espetáculo participativo inspirado nos contos tradicionais infantis, adaptando a sua linguagem à atualidade e transformando-os numa reflexão sobre a democracia, a liberdade, os regimes totalitários e a censura. Partimos de contos que habitam o imaginário de todas a idades para abrir a discussão sobre temas contemporâneos como a identidade de género, as classes sociais ou a honra. Desenhámos um concurso que mimetiza os programas televisivos do género, com o atroz objetivo de fazer esquecer dois dos personagens - pondo ainda, sobre a mesa, a temática da memória e da tradição oral. Estas várias camadas fundem-se num espetáculo com um aparente tom leviano que se vai tornando progressivamente mais subversivo, capaz de captar o interesse num vasto espectro de idades. A última palavra, essa, será sempre do espetador, que terá de optar entre a possibilidade da revolução e a subordinação ao sistema vigente.

© Patrícia Blázquez

percurso

 

Estreia
9 e 10 de Março de 2020
Fundação Culturgest, Lisboa

Reposições
11 a 15 de Novembro de 2020
Fundação Culturgest, Lisboa

21 e 22 de Abril de 2023
Convento São Francisco, Coimbra

ficha técnica e artística

4ª criação

 

criação Bestiário e Joana Petiz

texto Bestiário e Joana Petiz, baseado nos Contos Infantis dos Irmãos Grimm

interpretação Afonso Viriato, Helenca Caldeira, Joana Petiz, Miguel Ponte e Teresa Vaz

cenografia e figurinos Bestiário

desenho de luz Bestiário

produção Bestiário e Serviço Educativo da Fundação Culturgest

fotografia Diogo Vieira, Patrícia Blázquez

vídeo Jorge Albuquerque

agradecimentos Caroline Bergeron, David Erlich, Francisco Leone, João Belo, Jorge Albuquerque, Evelin Bandeira, Raquel Ribeiro Santos

apoios Fundação Gulbenkian

M/6

90 min.

Anterior
Anterior

homem-agem

Próximo
Próximo

parlamento Shakespeare